Quem somos nós?

Minha foto
Somos uma turma do 3.º ano da EB1 de Santa Cruz em Freamunde, do concelho de Paços de Ferreira.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Dia Internacional do Enfermeiro


De onde vem o nome Enfermeiro?

A palavra Enfermeira/o compõe-se de duas palavras do latim: "nutrix" que significa Mãe e do verbo "nutrire" que tem como significados, criar e nutrir.
Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX acabaram por se transformar na palavra NURSE, que em Inglês significa enfermeiro/a.




No dia 12 de Maio, a turma do 3.º ano A da professora Leonídia, da EB1 de Santa Cruz, comemorou o “Dia Internacional do Enfermeiro”.
Foi no dia 12 de Maio de 1820 que nasceu Florence Nightingale, um marco na enfermagem moderna no mundo!
Para comemorar este dia, convidamos a Senhora Enfermeira Zita, mãe de um colega da turma, para lhe fazermos uma entrevista.
Reunimo-nos na Biblioteca da nossa escola para recebermos a nossa convidada.

P.: Senhora Enfermeira Zita, quando era da nossa idade, já queria ser enfermeira?
R.: Não, só decidi ser mais tarde. Nunca sonhei ser enfermeira. Só no 12.º ano é que tomei essa decisão.
P.: Onde estudou para ser enfermeira?
R.: Eu estudei na Escola Superior de Enfermagem de Bragança.
P.: Quantos anos estudou para tirar o seu curso?
R.: Eu estudei 4 anos.
P.: Teve de estudar muito para ter esta profissão?
R.: Sim, estudei muito.
P.: Em que locais é que trabalha?
R.: Trabalho no Hospital de Penafiel e na Clínica Medicruz.
P.: Trabalha muitas horas por dia?
R.: Sim, trabalho de 7 a 14 horas por dia.
P.: Que tarefas faz durante um dia de trabalho?
R.: Eu faço muitas tarefas. No hospital trato de pessoas doentes. Dou-lhes banho, ponho-lhes creme no corpo para não terem feridas e faço-lhes massagens. Na clínica, dou vacinas, tiro sangue e faço curativos.
P.: É muito difícil tratar de pessoas doentes?
R.: Sim, é um bocado difícil porque precisamos de ter conhecimentos e é muito complicado ver as pessoas a sofrer.
P.: Gosta do seu trabalho?
R.: Gosto muito!
P.: Senhora Enfermeira Zita, refrigerantes fazem mal à saúde?
R.: Sim, os refrigerantes fazem muito mal à saúde. A melhor bebida é a água! Pensa-se que o Ice Tea é chá e não faz mal, mas é mentira porque tem ingredientes prejudiciais. Claro que uns fazem pior que outros.
P.: Porque é que temos varicela?
R.: A varicela é uma doença contagiosa (passa de uma pessoa para outra). Na fase em que não a vemos é que pegamos. Quando aparece a febre aparecem também as “pintinhas”.
P.: Senhora Enfermeira Zita, a minha disse-me que, se eu for para baixo de uma mesa, fico mais pequena. É verdade?
R.: Não. Isso é um “tabu”. As mães dizem isso por uma questão de higiene porque o chão está sujo.
P.: Se houver pão em cima de uma mesa, é verdade que se eu for para baixo dela eu apanho uma doença chamada gota?
R.: Não, não é verdade. A gota aparece quando se come muita carne. Por isso deve-se comer mais peixe.
P.: Senhora Enfermeira, se hoje pudesse escolher outra profissão, qual escolheria?
R.: Hoje não escolheria outra porque gosto muito da minha.
P.: Gostou de vir à nossa escola conversar connosco?
R.: Sim, gostei muito de vir à vossa escola conversar com vocês. Estou muito contente!!
A professora Leonídia convidou outras turmas do 3.º ano para se juntarem a nós.
A Enfermeira Zita explicou-nos como deveríamos lavar as mãos. Recomendou que as lavássemos antes e depois das refeições, depois de irmos à casa-de-banho, depois das brincadeiras e após a visita de um amigo ou de um familiar doente. Esta lavagem deve ser feita durante um minuto.

Aprendemos muito com esta visita e nunca vamos esquecer este dia!

Nenhum comentário: